logozabr2sust3sustentabilidade_ampasulsust4sust5

Sustentabilidade

O processo da globalização de mercados tem levado a nova ordem econômica mundial a adotar, cada vez mais, padrões de produção e consumo sustentáveis. Esta é a realidade do Século XXI, a necessidade de uma sociedade baseada nos princípios da dignidade humana, pautada em relações mais justas de trabalho e, ao mesmo tempo, capaz de manter a capacidade produtiva do homem e o meio ambiente em consonância. As diretrizes que têm norteado os debates e as ações do governo, entidades e a sociedade civil organizada estão, hoje, empenhadas na criação e implementação de novas leis, regras e práticas para garantir o desenvolvimento sustentável para as gerações atuais e futuras, sem comprometer as forças de produção e tampouco os ecossistemas. Assim, as regras que ditam a sustentabilidade se tornam a única forma do mundo globalizado solucionar a complexa equação que envolve crescimento econômico, produção, justiça social e preservação ambiental.

 

Ser sustentável é ter uma visão de melhoria contínua e organizada, pela qual se procura adequar qualquer atividade produtiva nos pilares social, econômico e ambiental. Ao praticar esses princípios de forma sistêmica, respeitando suas interações, criamos as condições para crescer economicamente ao mesmo tempo em que asseguramos a exploração correta e sustentável dos recursos naturais.

 

Para incentivar cada vez mais a produção sustentável, econômica e socialmente justa, a Ampasul implantou no Estado de Mato Grosso do Sul o programa de sustentabilidade, que tem em seu escopo principal a adoção de medidas socioambientais relativas ao “Algodão Brasileiro Responsável” (ABR). O trabalho trata-se de uma parceria firmada com a Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa), que visa orientar e conscientizar os produtores de algodão, sobre as necessidades e vantagens de adotar no campo, práticas de cultivo socialmente corretas com observância a legislação trabalhista brasileira, priorizando as questões socioambientais com foco nos pilares social, econômico e ambiental. Também é objetivo do ABR a divulgação e o estímulo ao cumprimento dos princípios da Better Cotton Initiative (BCI), para a produção de um “Algodão Melhor”.