controle_da_ferrugem_fundayo_chapadyo
Fundação Chapadão
16/12/2016 17:53 • Notícias
MS tem quatro focos de ferrugem asiática

Foram confirmados os quatro primeiros focos de ferrugem asiática em lavouras comerciais em Mato Grosso do Sul. O primeiro foi registrado em Amambai, a 640 km de Chapadão do Sul, e outros três em Dourados, a 558 km.

Além do monitoramento constante, o pesquisador José Fernando J. Grigolli, da Fundação MS orienta o produtor a aplicar fungicidas de forma preventiva. “A ferrugem é uma doença muito agressiva e pode causar perdas muito significativas na produtividade. Com o desenvolvimento das lavouras, a tendência é aumentar a pressão da doença”.

A doença – Causada pelo fungo Phakopsora pachyrhizie, a ferrugem asiática é uma das doenças de maior importância da cultura da soja na atualidade pelo grande potencial de perda na produtividade. De acordo com o site Agrolink, foi relatada pela primeira vez no Japão em 1903.

Posteriormente foi constatada em outros países da Ásia e na Austrália em 1934. Alexandra Botelho, agrônoma da Fundação Chapadão, afirma que já foram coletadas aproximadamente 240 amostras em Chapadão do Sul e até o momento não foi detectada nenhuma na região, os testes são feitos uma vez na semana.

Jovemsulnews (Evelyn Vital) com info. Campo Grande News