ampasul_showtec_convite_digital
12/01/2018 16:48 • Notícias
Ampasul estará presente no Showtec 2018 com estande de algodão

A Ampasul, Associação Sul-Mato-Grossense dos Produtores de Algodão está implementando ações para intensificar a cultura do algodão no sul de Mato Grosso do Sul.

Os engenheiros agrônomos e técnicos agropecuários do Programa Boas Práticas Fitossanitárias e do Programa Sustentabilidade há vários anos visitam as poucas lavouras de algodão na região, dando total apoio aos cotonicultores para o desenvolvimento sustentável da cultura.

Com o surgimento de novas variedades e o desenvolvimento de técnicas de controle de pragas e doenças, aliados às novas variedades e ao surgimento da possibilidade de semeadura em segunda época após a colheita da soja, a cultura do algodão herbáceo de sequeiro ficou viável em várias microrregiões do Brasil.

O sul de Mato Grosso do Sul já foi importante na cultura do algodão, mas problemas técnicos e o descontrole do bicudo, além do avanço da soja e o mercado atrativo do milho nas últimas safras quase dizimaram a cultura na região. O algodão do passado provocou o surgimento de estruturas para o recebimento e beneficiamento do fio, como o primeiro laboratório de análise de fibra do estado e uma fiação no Município de Naviraí, em atividade até os dias atuais. As estruturas existentes igualmente serão importantes para a volta da cultura na região.

A Ampasul está somando ao seu trabalho de desenvolvimento da cultura do algodão no sul de Mato Grosso do Sul, parcerias importantes com a Secretaria de Agricultura do Estado (SEMAGRO), a cooperativa Copasul e a  Fundação MS, de Maracaju. Está sendo conduzido na região pela Ampasul e a Fundação MS campos experimentais, com cultivares de algodão que se mostram adequadas e produtivas para o plantio em primeira e segunda épocas. Os campos demonstrativos serão apresentados,  aos participantes do Showtec 2018, e num segundo momento também em circuito técnico de campo.

Além da ampla divulgação do evento, que a Fundação MS implementou, a Ampasul está somando esforços na publicidade de sua participação no evento, visando atrair o maior número possível de agricultores com potencial de voltarem, ampliarem ou iniciarem o cultivo do fio natural no sul de Mato Grosso do Sul.

O Showtec 2018 ocorre de 17 a 19 de janeiro, em Maracaju e a Ampasul estará atendendo no seu estante, localizado no Plot G7 do local de realização do evento.

Clique aqui e ouça o audio do convite para participação no Showtec 2018.

Fonte: Ampasul (Norbertino Angeli)